News

Lançamento da FSA 3.0 acelera o crescimento da agropecuária sustentável

20th April 2021

A SAI Platform revela hoje o novo e aprimorado conjunto de ferramentas de Avaliação de Sustentabilidade da Fazenda (FSA), versão FSA 3.0. Esta nova versão inclui o Questionário de Autoavaliação, amplamente confiável, que reflete o mais recente consenso da indústria em agropecuária sustentável.

Dando continuidade ao sucesso das versões anteriores, a FSA 3.0 também continua a servir como uma estrutura de verificação global e ponto de referência para diversos sistemas de agropecuária sustentável, que podem se beneficiar com a obtenção da Equivalência FSA.

Desde sua concepção em 2014, a FSA se tornou um conjunto de ferramentas reconhecido e confiável, e esta última versão será ainda mais eficaz em acelerar tanto a agropecuária sustentável nas fazendas, quanto a colaboração e o alinhamento da cadeia de suprimentos.

Uma nova ferramenta de triagem de prioridades da FSA ajuda os grupos de fazendas a obter percepções valiosas sobre os desafios de sustentabilidade relevantes, como mudanças climáticas, redução da biodiversidade e direitos trabalhistas. Os grupos de fazendas também recebem orientações adicionais para o desenvolvimento, implementação e monitoramento de um plano de melhoria contínua, por meio de um novo Módulo de Melhoria Contínua.

Jan Kees Vis, diretor global de Abastecimento Sustentável na Unilever, comentou: “A FSA é usada por muitos membros da SAI Platform, criando adicionalidade. A FSA 3.0 está reforçada com uma ferramenta de triagem de prioridades, que propicia foco, e um módulo de medição de resultados para nos fornecer os dados de que tanto precisamos.” 

Larry Fernandes, vice-presidente sênior e diretor comercial e de sustentabilidade na Ingredion, complementou: “A FSA é fundamental para alcançarmos nossas metas de sustentabilidade, já que nos oferece um sistema em comum para acelerar o progresso, por meio de colaboração com os clientes e outras partes principales interessadas.”

A implementação da FSA pode agora incorporar ferramentas de medição de impactos externos existentes, identificados por meio de um novo Manual de Medição de Resultados.

Robert Erhard, presidente da SAI Platform e especialista em matérias primas agropecuárias para a Nestlé, disse: “As empresas estão se voltando cada vez mais às soluções agropecuárias realizadas nas fazendas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, reverter o declínio da biodiversidade e melhorar o bem-estar dos trabalhadores. A Avaliação de Sustentabilidade da Fazenda 3.0 oferece aos nossos membros e seus fornecedores uma maneira de fazer isto utilizando uma abordagem sólida, porém flexível, para avaliar o desempenho de sustentabilidade das fazendas em todo o mundo. Essa nova versão capacita, ainda mais, a todos na cadeia de valores agropecuária a colaborar para elevar o padrão da agropecuária sustentável. Tenho orgulho em compartilhar nosso novo conjunto de ferramentas FSA, aperfeiçoado, com qualquer fazenda e empresa que queira se juntar a nós no trabalho para um planeta melhor, e quero agradecer aos membros que contribuíram para esta conquista.”

A versão existente da FSA (2.1) será descontinuada ao longo dos próximos 18 meses. Durante este período, os sistemas de sustentabilidade manterão seu status de referência e os órgãos de verificação ainda podem registrar atestados de FSA sob a versão antiga.


Sobre a Avaliação de Sustentabilidade da Fazenda (FSA)

A FSA possibilitou que bem mais de 100 mil fazendas avaliassem e melhorassem suas práticas agropecuárias, além de ter essas práticas verificadas de modo independente, referenciando um sistema internacional.

Além disso, a FSA proporciona transparência aos compradores de ingredientes agropecuários, em meio à crescente gama de sistemas de agropecuária sustentável. A SAI Platform comparou e referenciou mais de 100 sistemas com a FSA (benchmarking), para garantir que empresas de atuação global possam tomar decisões de abastecimento sustentável congruentes entre os países e tipos de lavouras.

Quase todas as ferramentas de FSA e materiais de orientação estão disponíveis gratuitamente aos produtores rurais, empresas e cadeias de suprimentos de base agropecuária, bem como a outras partes interessadas.

Os recursos novos e atualizados podem agora ser baixados do site da SAI Platform. Isso inclui o Centro de Aprendizagem FSA, fornecendo orientações passo a passo para grupos de fazendas que desejem implementar a FSA. Os membros da SAI Platform e seus fornecedores também podem se beneficiar do acesso ao aplicativo atualizado de FSA na internet, permitido gerenciar com eficiência a implementação on-line.

Sobre a SAI Platform

Fundada em 2002, a Sustainable Agriculture Initiative Platform (SAI Platform) é uma organização mundial sem fins lucrativos, que ajuda a transformar a indústria de alimentos e bebidas, para abastecimento e produção de forma mais sustentável.

Com mais de 120 membros, de empresas e organizações na indústria alimentícia e de bebidas, somos pioneiros na promoção da agropecuária sustentável em todo o mundo. Possibilitamos que nossos membros compartilhem seus conhecimentos especializados, criem soluções para desafios comuns e promovam a agropecuária sustentável, em um ambiente pré-competitivo.

Ao desenvolvermos as ferramentas e os princípios, estamos criando cadeias produtivas agropecuárias seguras e resilientes. Nosso foco atual está na produção de carne, laticínios e nas lavouras. Nossas ferramentas inovadoras e centradas na indústria: a Mesa Redonda Europeia para Carne Bovina Sustentável (European Roundtable for Beef Sustainability, ERBS), a Avaliação de Sustentabilidade da Fazenda (FSA), a Spotlight e a Parceria Sustentável em Pecuária Leiteira (Sustainable Dairy Partnership, SDP) abrem caminho para práticas sustentáveis eficazes, e ao mesmo tempo fornecem valor aos nossos membros, produtores rurais, suas comunidades e consumidores. 

Para saber mais sobre a SAI Platform, visite nossa página na internet: www.saiplatform.org

Contacto

SAI Platform
Brigid Norde-McAleer
Communications Manager
bmcaleer@saiplatform.org
+31 615 087 195

Lista de empresas desenvolvendo a FSA